The Farm of Francesco Campanha de Lançamento

O sistema está quebrado: Nossa chamada à ação

Nosso atual sistema agrícola e alimentar está quebrado, a partir de agora, temos apenas 40 colheitas restantes devido à erosão do solo causada pelas práticas agrícolas convencionais e, a cada ano, perdemos 12 milhões de hectares devido à desertificação. Isto está enraizado em práticas agrícolas não sustentáveis, tais como a produção agrícola convencional, a agricultura de lavoura, a monocultura intensiva e o uso de produtos químicos. Atualmente, a maioria dos agricultores dos países em desenvolvimento – aproximadamente 80% – são pequenos proprietários, a maioria deles mulheres, que possuem menos de 2 hectares de terra.

Apesar de terem um papel fundamental para alcançar a segurança alimentar e nutricional global, eles são um grupo vulnerável que não tem recursos e conhecimentos para mudar para práticas mais lucrativas e sustentáveis como a agricultura regenerativa. Por causa disso, muitos agricultores não podem fazer a transição de suas produções ou construir um sistema que poderia levá-los à regeneração, ao aumento dos resultados econômicos e da produtividade. Nosso sistema atual tem uma crise sistêmica crítica, portanto, somos chamados a co-construir e apoiar soluções sistêmicas.

O chamado do Papa Francisco e a história de nossa resposta comum

Vendo esse contexto e experimentando esse atual sistema e economia quebrados, em 2019, o Papa Francisco convidou jovens de todo o mundo a agir e convidou empresários, fabricantes de mudanças e pesquisadores a co-desenhar e dar nova vida e alma à economia. 3000 jovens responderam e aderiram à Economia de Francesco, divididos em 12 grupos de trabalho, cada um deles combinando duas palavras que normalmente não são vistas em conjunto na economia atual.

Dentro do Grupo de Trabalho “Agricultura e Justiça” – 10 jovens empresários, transformadores e agricultores representando 8 países diferentes – começaram a trocar experiências e compartilhar as principais dores presentes na agricultura se aproximaram das principais injustiças que experimentamos todos os dias na agricultura e começaram a sonhar em criar uma solução profética e específica para transformar o sistema em direção à Ecologia Integral.

O que começou como um sonho de 10 extra-terrestres entrando em uma chamada de vídeo, evoluiu para discussões apaixonadas, conversas, brainstorming, votações, pesquisas e trabalho contínuo. Uma história que evoluiu na amizade e em uma atuação muito específica.

Uma idéia tão reveladora e inclusiva quanto o amor

Uma idéia tão reveladora e inclusiva quanto o amor.
Essa partilha nos permitiu conhecer as realidades uns dos outros, e a solução que sonhamos juntos começou a tomar forma na idéia de fazer a diferença dos lugares de onde somos: construir uma rede global de fazendas de demonstração para impactar nas comunidades vulneráveis e restaurar terras ao redor do mundo.

Ao estabelecer uma demonstração em uma comunidade e contexto específicos, planejamos educar 40 jovens na área e ter um impacto em uma média de 200 hectares de terra por fazenda de demonstração. Como nosso objetivo é estabelecer uma rede de 250 fazendas de demonstração distribuídas ao redor do mundo até 2030, isto terá um impacto médio e mínimo de 50.000 hectares de restauração impactando mais de 10.000 Jovens e suas comunidades.

Como fazemos isso?

Planejamos fazer isso através de uma estreita colaboração com a Igreja e as terras distribuídas ao redor do Globo, servindo como veículos para criar uma mudança que parte do chão e cria uma economia regenerativa. A viagem já começou sem duas primeiras fazendas de demonstração em Ibadan, Nigéria e Manaus, Brasil, com os membros de nossa equipe: Rita e Ariel.

Acreditamos que ela parte de jovens agricultores como eles, que estão imersos em áreas rurais de países em desenvolvimento. Juntos analisamos os territórios, projetamos a fazenda seguindo os princípios da agricultura regenerativa e da agroecologia e iniciamos a semeadura. Com nossa primeira colheita em Ibadan, planejamos continuar o processo criando um programa educacional vocacional e começar a trazer os jovens para a fazenda, para que eles possam replicar em seu lugar, alcançando a soberania alimentar e criando meios de subsistência sustentáveis para as famílias.

Tornar-se parte da Fazenda de Francesco. Apoie-nos e faça hoje uma doação, adotando um metro quadrado de terra.

Doando você receberá uma foto com seu nome e a localização de sua terra adotada.

Junte-se a nós na resposta ao apelo do Papa Francisco para melhorar a economia global

Para continuar transformando nosso atual sistema quebrado, precisamos de seu apoio. Este é um convite para fazermos isso juntos! Como somos 10 hoje, podemos ser milhares amanhã. Há uma maneira especial de contribuir para esta idéia que já está correndo e mudando vidas.

Você pode adotar um metro quadrado no qual muitos alimentos serão cultivados, o solo será regenerado e vidas ganharão oportunidades. Esse metro quadrado tem um investimento de valor de US$ 10 e estará localizado em países em desenvolvimento a partir de nossas atuais fazendas de demonstração na Nigéria e no Brasil.

Rita e Ariel, dois de nossos membros do grupo, estão imersas em áreas rurais de países em desenvolvimento, e já começaram a jornada! Rita é uma fazendeira e agrônoma, e é a atual gerente da fazenda de demonstração The Farm of Francesco em Ibadan, Nigéria, um local de 2500 m2, onde diversas árvores e vegetais estão sendo cultivados. Ariel, agricultora e PhD em Permacultura do Brasil é a atual gerente da fazenda de demonstração The Farm of Francesco em Manaus, Brasil, que tem um total de 1000 m2 e onde a agroflorestação está sendo desenvolvida.

Seu metro quadrado poderia estar nestes locais iniciais, seu nome faria parte do grupo de pessoas que realmente pensam que as coisas podem mudar para melhor.

Junte-se

Conosco nas mídias sociais e através de nosso boletim

Deixe-nos seu e-mail e junte-se a nossa newsletter para receber atualizações mensais

Assine o boletim informativo

* indica necessário

Social Media

Ou nos deixe um e-mail

Scroll to top